sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Minimalismo e as redes sociais...

Depois que descobri o meu desejo por um mundo com menos consumo, percebi que o minimalismo pode e deve ser aplicado em todas as áreas da vida.
Eu não sou uma pessoa em um nível alto de desapego. Muito pelo contrário, ainda sou muito apegada e estou em busca de melhorar nesse aspecto.

O que as redes sociais têm com isso? 
Bom, eu basicamente estou conectada a quatro redes: snapchat, instagram, facebook, youtube e whatsapp.
E o que eu busco nessas redes? Me distrair, ver imagens, textos e vídeos divertidos e interessantes, que tragam algo novo para mim ou simplesmente me mantenham entretida.
Então, por qual motivo eu sigo pessoas que me deixam irritada? rs Foi dessa pergunta que comecei minha limpeza, rs.



Não sou restritiva com quem quiser me seguir, pois já faz algum tempo que não compartilho muitos fatos pessoais nas redes. Então, não tenho nada a "esconder" por lá. O que mudou, na verdade, são as pessoas que eu sigo.

- Snapchat: procuro seguir meus amigos e algumas poucas celebridades que falam sobre assuntos que me interessam e o mais importante: que não fazem 10 horas de snap por dia. Seguia algumas que eram assim e acabava pulando vários snaps, só para passar mais rápido. Qual a lógica disso?  Agora só sigo pessoas que realmente deixam o meu dia mais alegre.

- Instagram: esse ainda está em fase de limpeza. Conforme as publicações vão aparecendo na minha timeline vou excluindo ou mantendo as pessoas que gosto. Também procuro seguir meus amigos e conteúdos que agreguem valor para mim. Evito seguir lojas para não ficar estimulando o consumista escondido do meu cérebro, rs.

- Facebook: esse aqui me prendia muito, pois tinha vários contatos relacionados a trabalho e então não podia sair simplesmente excluindo a galera. Mas assistindo à um vídeo da querida Elisa Langsch (clique aqui para assistir) descobri uma super dica! Não preciso excluir as pessoas, posso apenas deixar de segui-las. Assim, o conteúdo que ela posta não aparece pra mim, mas ainda somos amigos e quando precisar basta ir até o perfil dela. Achei o máximo! Agora centralizo meu face nos meus amigos e em páginas que eu curto o material.

- Youtube: quantas vezes você assiste um vídeo e pensa que gostou do conteúdo e se inscreve no canal. Depois quando você vai ver os vídeos na aba "inscrições" não tem nada que você goste. Pois é, eu faço isso quase sempre. Fiz uma limpa nos canais que eu sigo e agora só me prendo aqueles que sei que acompanho todos os vídeos.

- Whatsapp: minha limpeza foi basicamente nos grupos. O povo cria grupo para o churrasco do final de semana, grupo com 4 amigos, daí grupo com os mesmos 4 amigos + outro, aí que falta de paciência que me dá, rs Agora só me mantenho em grupos que realmente me interessem.


Acredito que meu relacionamento com as redes melhorou muito depois disso, além do meu aproveitamento ser muito maior.
O próximo passo é conseguir não ficar tanto tempo conectada fazendo "nada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário